quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Semifinal Desafio Sebrae


Equipe tocantinense disputou semifinal do Desafio Sebrae em Santa Catarina

A última semana do mês de outubro foi bem agitada para as equipes semifinalistas do Desafio Sebrae 2008. Os integrantes da equipe vencedora da fase Estadual do jogo partiram na segunda (27) de Gurupi juntamente com o gerente do Núcleo Regional Sul, Jânio Valadares rumo à Florianópolis (SC), sede da semifinal do Desafio Sebrae.

Trinta equipes de vários Estados participaram da semifinal do jogo, que ocorreu entre 29 de outubro a 1º de novembro. Este ano, mais de 94 mil estudantes de todo o país participaram da disputa. Só no Tocantins foram 2.551 inscritos, o maior número já obtido durante todas as edições do Desafio Sebrae.

As equipes tiveram que administrar nesta edição uma empresa do ramo de calçados femininos. Antes de iniciarem o jogo da semifinal, os integrantes de todas as equipes fizeram uma visita técnica à capital catarinense de calçados, São João Batista, a 75 km de Florianópolis. Lá conheceram todo o processo de produção e operacional de uma empresa desse ramo.

Para o jogo foi montada uma estrutura física similar a de um escritório. Lá os integrantes recebiam as instruções do jogo e tinham um tempo para tomar decisões. “O que diferenciou essa etapa da outra (estadual) foi o tempo que tínhamos para tomar as decisões. Na estadual, tínhamos de dois dias a uma semana para jogar. Nas rodadas da semifinal o tempo reduziu para meia-hora”, afirmou Daniel, líder da equipe vencedora da fase estadual tocantinense, Jus Empreendimentos.

Foram treze rodadas até revelar o nome das equipes finalistas. A equipe do Tocantins não classificou-se para a final, mas admitiu ter obtido um grande conhecimento durante todo o jogo. “Muitas das equipes que foram para final, já são ‘macacos velhos’ no jogo. Esse é o nosso primeiro Desafio, aprendemos muito, mas queremos participar de outras edições”, concluiu Daniel. O participante afirmou ainda que o jogo despertou o fascínio pelo mundo do empreendedorismo. “Com o jogo ficamos mais aptos a tomar decisões. Hoje temos uma outra visão do mundo empresarial. É uma experiência única. Sem contar que a viagem foi maravilhosa, conhecemos pessoas, novas culturas, isso é gratificante”, avalia o líder.

Para o gerente do Núcleo Regional Sul, Jânio Valadares, a atuação da equipe tocantinense foi muito boa. “Só o fato de chegarem a semifinal já é uma conquista. Isso demonstra o interesse pelo empreendedorismo que só tem a somar na vida deles enquanto futuros profissionais”, afirma.

Por Ana Paula Lopes
Contato: anapaula.lopes@to.sebrae.com.br

Nenhum comentário: