quinta-feira, 19 de março de 2009

Inovação no Agronegócio

Técnico do Sebrae/TO ministra palestra em Brasília


O analista do Sebrae/TO, José Carlos Bessa participará do I Seminário Inovação no Agronegócio que acontecerá em Brasília nos dias 17 a 20 de março. Na oportunidade, ele apresentará as ferramentas de gestão de apiários desenvolvidas pelo Sebrae do Tocantins.

Segundo o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, Jânio Valadares, esse evento é uma oportunidade do Sebrae/TO divulgar seu trabalho. “É interessante obtermos um reconhecimento nacional, uma vez que, as ferramentas do Gestapi tiveram uma boa repercussão no Estado”, afirma o gerente.

Já o analista Bessa acredita que além de divulgar o trabalho, o Sebrae/TO foi muito além, pois se trata de ferramentas complexas que atendem projetos individuais e coletivos. “O Gestapi proporcionará ao Sistema Sebrae, ferramentas para o atendimento individual, por meio do simulador gerencial, e, aos projetos coletivos por meio de pesquisas”, pontua Bessa. Ele descreve o simulador como ferramenta de suporte, que orienta os gestores de projetos quanto às intervenções técnicas e gerenciais nos projetos do segmento apícola em todo o território nacional.

O Seminário tem como objetivo difundir experiências inovadoras, como as ferramentas do Gestapi, no que se refere a gestão de apiários. A apresentação será feita no último dia do Seminário e o analista diz estar contente com o convite. “Quando desenvolvemos as ferramentas pensamos na melhoria da gestão no ramo da apicultura. Oportunidades como esta demonstram que o nosso trabalho está sendo valorizado”, conclui.

Segundo o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia o Gestapi vem preencher um vazio de oferta no país na área de capacitação gerencial para a atividade apícola. “Essa iniciativa do Sebrae Tocantins o torna referência na área de apicultura integrada. Essas ferramentas são inovadoras e tem como característica a simplicidade e a qualidade. A repercussão vem sendo boa e o interesse do público-alvo pelo Gestapi também, prova disso é a quantidade de acessos e downloads no site gestapi”, frisa o superintendente.


Por Ana Paula Lopes
contato: anapaula.lopes@to.sebrae.com.br

Nenhum comentário: