terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Repasse a multiplicadores



O projeto lançou no mês de novembro as ferramentas que auxiliarão os produtores na gestão da produção de mel. Agora, lançado nacionalmente, o Programa de Gestão da Atividade Apícola (Gestapi) apresenta mais uma ferramenta que é primordial para a capacitação do público–alvo: o curso.


O Repasse Nacional do Curso de Gestão de Apiários foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, em Palmas, e foi ministrado pelo consultor Marcos Avelino e pelo analista do Sebrae e gestor do projeto, José Carlos Bessa. Este primeiro curso foi disponibilizado apenas para colaboradores do Sistema Sebrae que atendem a esse segmento.

O objetivo é capacitar multiplicadores para que possam levar aos produtores de todo o país as ferramentas e técnicas para melhoria e gerenciamento da produção apícola. No total, 28 pessoas de dezoito Estados participaram do repasse.

Para o curso foram desenvolvidos o guia do educador e o manual do participante dentro da nova metodologia a ser aplicada na capacitação de produtores apícolas e serão disponibilizados aos multiplicadores em fevereiro de 2009.

Durante o Repasse foram apresentadas as ferramentas do Gestapi compostas de livreto, calendário gerencial apícola, site e suas aplicações. Foram discutidas as formas de planejamento e gerenciamento do apiário; determinação dos cálculos fixos e calculáveis, e do preço de venda e lucro que permitirão ao produtor um controle gerencial de sua produção.

O coordenador da Carteira Nacional de Apicultura do Sebrae, Reginaldo Rezende, acredita nesse projeto. Segundo ele, o Gestapi vem preencher um vazio de oferta no país na área de capacitação gerencial para a atividade apícola. “Essa iniciativa do Sebrae Tocantins o torna referência na área de apicultura integrada. Essas ferramentas são inovadoras e tem como característica a simplicidade e a qualidade. A repercussão vem sendo boa e depois desse repasse o interesse do público-alvo pelo Gestapi será muito maior”, frisa Rezende.


Leia a matéria completa: www.to.sebrae.com.br


Por Ana Paula Lopes
Contato: anapaula.lopes@to.sebrae.com.br

Nenhum comentário: