quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Apicultura e cachaça lançam produtos


Os projetos Gestapi e o Gestcachaça surgiram depois de um diagnóstico levantado juntamente com os produtores regionais sobre esses segmentos no mercado, bem como sua atuação e lucratividade.

No dia 23 de outubro foram lançadas as ferramentas do Programa de Gestão da Atividade Apícola (Gestapi) e do Programa Gestão da Produção de Cachaça de Alambique (Gestcachaça). O evento aconteceu no salão de Eventos do Sebrae em Palmas.

Na ocasião esteve presente o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Júnior Marzola; o representante do Banco do Brasil, Luiz lnácio; os diretores do Sebrae, Paulo Massuia e Mila Jaber; o presidente da Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi) e presidente da Cooperativa dos Apicultores de Palmas (Cooap), Antonildo Alexandre Medeiros; o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae, Jânio Valadares; o gestor dos projetos, José Carlos Bessa e os produtores destas duas atividades; o coordenador nacional da carteira de apicultura, Reginaldo Resende e o coordenador nacional da carteira de cana-de-açúcar, Aníbal Sales.

Durante o evento o gestor do projeto, José Carlos Bessa demonstrou os produtos. “Os livretos de cachaça e apicultura relatam o passo a passo na gestão destas atividades. O calendário gerencial apícola, um tabuleiro que permite o acompanhamento dessa produção, auxiliará os produtores a monitorar, visualizar e identificar o dia a dia da produção”, explica.

O propósito que levou o Sebrae a desenvolver essas ferramentas é o de aumentar o número de produtores de cachaça e de apicultura não só em âmbito estadual, mas sim nacional. Com a disponibilidade dessas ferramentas na internet, o trabalho que havia sido realizado no Tocantins será oportunizado para o Brasil. Desde sua criação há um mês, o site gestão de apicultura registrou 455 acessos de todo o país.


Por Ana Paula Lopes
Contato: anapaula.lopes@to.sebrae.com.br

Nenhum comentário: